ESTÉTICA IMEDIATA

Nos dias de hoje, é cada vez mais comum, os pacientes procurarem o médico dentista para solicitarem tratamentos estéticos. Em algumas situações um resultado estético imediato (na primeira sessão de tratamento) é o objetivo do paciente. Se por um lado tem a vantagem de melhorar a autoconfiança deste desde o primeiro momento, por outro, requer um planeamento adequado, seguido por um trabalho de equipa bem coordenado. O estudo clínico e radiológico, bem como a execução de moldes e modelos de estudo é fundamental para articular o plano de tratamento entre o clínico, higienista e técnico de prótese.

“Nas situações em que o resultado estético imediato é o objectivo do paciente, o médico dentista deve ter uma solução para apresentar”. Dr. António Patrício

No caso clínico seguinte, a paciente do sexo feminino, com 64 anos, apresentava sectores posteriores de ambos os maxilares quase totalmente edêntulos referindo perda de peças dentárias precocemente.

Usava prótese dentária removível superior acrílica, com adaptação deficiente, e os dentes da mesma apresentavam desgaste. Em consequência da falta de apoio nos sectores posteriores durante o processo de mastigação, as peças dentárias naturais encontravam-se também desgastadas.

A periodontite presente era moderada e os dentes não tinham mobilidade acentuada.

A nível psicológico, a paciente referiu falta de autoconfiança, sentindo-se inferiorizada pelo estado deteriorado da sua saúde e estética oral, solicitando-nos um primeiro tratamento estético imediato.

As peças dentárias naturais foram preparadas para servirem de pilares às primeiras coroas provisórias. Nos espaços edêntulos posteriores foram colocados implantes, (implantes Bio-Horizons External, Sameday Solutions) para mais tarde fazerem parte do plano definitivo de reabilitação oral.

As coroas e pontes provisórias (Técnico de Prótese: Nuno Peixoto) foram executadas sobre um modelo de gesso, após moldagem dos preparos dentários e implantes, usando-se o pilar que transporta o implante, juntamente com um parafuso específico para moldagem com moldeira fechada (ver fotografia com pilar e parafuso de moldagem).

Após a primeira consulta, a paciente apresentava um sorriso mais harmonioso e estético, com recuperação de dimensão vertical, pontes fixas substituindo as suas próteses removíveis antigas e, em consequência, as suas funções mastigatória e fonética melhoradas.

Após um período de dois meses, de cicatrização, procedeu-se à substituição das pontes acrílicas por pontes e coroas em Zircónia.

SOBRE O AUTOR

Dr. António Patrício
Diretor Clínico da Oral Concept

Diploma in Implant Dentistry – Universidade de Gotemburgo, Suécia.
Formação pós-graduada em Implantologia.
Reabilitação Oral em diversas instituições internacionais: New York University College of Dentistry
Universidade de Gotemburgo
Universidade de Umea (Suécia)
Halmstad Hospital (Suécia)
Branemark Clinic, Gotemburgo (Suécia).